Thursday, April 12, 2007

Procure identificar as afirmações falsas, nos seguintes enunciados:(marque com um x)
● O Cubismo desenvolveu-se inicialmente na pintura, valorizando as formas geométricas, as ordenações lógicas, quebrando as barreiras do significado.
● Em 1916, em plena Guerra, quando tudo fazia supor uma vitória alemã, um grupo de refugiados inicia, em Zurique, na Suíça, o mais radical movimento da vanguarda européia: o Dadaísmo. A própria palavra dadá, escolhida (Segundo eles, ao acaso) para batizar o movimento, não significa nada. Negando o passado, o presente e o futuro, o Dadaísmo é a total falta de perspectiva diante da guerra; daí ser contra as teorias, as ordenações lógicas, pouco se importando com o leitor. Importante era criar palavras pela sonoridade, quebrando as barreiras do significado; importante era o grito, o urro contra o capitalismo burguês e o mundo em guerra.
● Ao contrário de outras vanguardas, os expressionistas são mais afetados pelo sofrimento humano do que pelo triunfo.
● O futurismo apresentava como pontos fundamentais a exaltação da vida moderna, da máquina, da eletricidade, do automóvel, da velocidade e uma inevitável ruptura com os modelos do passado.
● O movimento expressionista surgiu na Alemanha, trazendo uma forte herança da arte do final do século XIX. Preocupou-se com as manifestações do mundo interior e a com a forma de expressá-las. Daí a importância da expressão, ou seja, da materialização, numa tela ou em formas geométricas, de imagens nascidas em nosso mundo interior, pouco importando os conceitos então vigentes de belo e feio.
● O Manifesto Surrealista foi lançado em Paris, por André Breton, um ex-participante do Dadaísmo que rompera com Tristan Tzara.É um movimento de vanguarda iniciado no período entre guerras. Suas origins estão mais próximas do Expressionismo e da sondagem do mundo interior, em busca do homem primitive, da liberação do inconsciente, da valorização do sonho.
● O Expressionismo surgiu em 1910, na Alemanha, trazendo uma forte herança da arte do final do século XIX, preocupada com as manifestações do mundo interior e com a forma de expressá-las.

,“Injuntivo” significa “obrigatório”, “imperativo”. No campo dos estudos lingüísticos, modo injuntivo é o mesmo que modo imperativo. Considerando que a dengue é uma doença perigosa e ameaça a todos nós e que se não combatermos sua proliferação (multiplicação) com eficiência, ela poderá nos prejudicar de modo fatal, faça um texto injuntivo sobre o assunto.

No comments: