Monday, April 09, 2007

MORFEMA

Um morfema é a menor unidade gramatical que se pode identificar. As palavras, ao contrário do que pode parecer, não correspondem às menores unidades gramaticais da língua. Uma palavra como infelicidade, por exemplo, resulta da combinação de três elementos menores: o prefixo in-, o radical felic-] e o sufixo -idade. Cada um desses elementos é um morfema da língua portuguesa, e nenhum deles pode ser fragmentado ulteriormente do ponto de vista gramatical: sob esse ponto de vista, todos são unidades mínimas. Cada um desses morfemas é usado para construir outras palavras. Por exemplo, o prefixo in- ocorre também em "infeliz", "indistinto", "involuntário" e "insatisfeito"; o tema feliz aparece também "felicidade", "felizmente", "infelicitar" e "felizardo"; e o sufixo –idade ocorre também em "velocidade", "castidade", "maioridade" e "habilidade".
Os morfemas são de tipos diferentes. Dizemos que "feliz" é um morfema lexical, ou lexema, por ter um sentido dicionarizável: podemos dar uma definição de "feliz". Contudo, o -mente de "felizmente" é diferente: é um morfema gramatical, que desempenha a função estritamente gramatical de transformar um adjetivo em advérbio. Independentemente disso, podemos dizer que "feliz" é também um morfema livre: pode aparecer sozinho formando palavra, como acontece na palavra "feliz". Mas o prefixo in- e os sufixos –idade e –mente são morfemas presos: eles nunca podem aparecer sozinhos, precisam sempre ligar-se a pelo menos um outro morfema no interior de uma palavra.

NEOLOGISMO

Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de novo sentido a uma antiga; pode ser um comportamento espontâneo próprio do ser humano ou meramente artificial para fins pejorativos.

Radical
Observe a série a seguir:
Canto, cantos, cântico, cânticos, cantilena, cantilenas, cantoria, cantorias, cantiga, cantigas, cantata, cantatas, cantável, cantáveis, cantor, cantora, cantores, cantoras, cantar, cantando, cantado, cantas, cantamos.
O traço comum às palavras da série é o morfema cant, chamado radical, o qual porta a base de significação das palavras dadas. É uma base rarefeita, vaga, que vai sendo delimitada com maior precisão pelo acréscimo de outros morfemas à palavra.
O radical porta o núcleo de significação da palavra, que é determinado pelos prefixos e sufixos integrantes da palavra.
Prefixos
Na série a seguir, alguns prefixos estão em negrito.
Visível, invisível. Visibilidade, invisibilidade. Visivelmente, invisivelmente.
Escrito, reescrito. Escrever, reescrever. Escrita, reescrita.
Estruturar, desestruturar. Estruturado, desestruturado. Estruturadamente, desestruturadamente.
Os pares de palavras da série diferem entre si pelo morfema inicial (in, re e des) na segunda palavra do par. Analisando os pares da série vemos que a função dos morfemas in, re e des é alterar a base de significação do radical. In, re e des são prefixos típicos da língua portuguesa e apresentam características como:
Modificam a base de significação do radical.
Sempre são colocados antes do radical.
Não condicionam e independem da classe morfológica da palavra. O mesmo prefixo pode ser usado em palavras de classes diferentes como por exemplo: decompor (verbo), decomponível (adjetivo), decomposição (substantivo).
Não indicam número, gênero, grau ou qualquer informação típica de categorias morfológicas.
A inclusão de prefixos é optativa. Existem palavras sem prefixos no modelo PRS.
Pode haver mais de um prefixo na palavra. A princípio, o número de prefixos é indeterminado, mas na prática raramente se usa mais do que dois por palavra. Por exemplo: in-con-formado, de-com-por, re-des-cobrir, in-de-com-ponível.
O prefixo determina o que está à sua direita segundo um padrão concêntrico. O mais externo, determina o agrupamento mais interno. Por exemplo: na palavra in-de-com-pon-ível, o morfema com determina o radical pon diretamente, de determina o conjunto com-pon e in determina o conjunto de-com-pon. Representando as relações por parênteses teríamos: in(de(com(pon)))ível.

Forme duas palavras para cada radical abaixo:
● Trabalh-
● Just-
● Garot-
● Alun-

No comments: